1.2.17

Dicas de Alimentos para PRÉ-TREINO

Hoje fui visitar a nutricionista Giovana de Lucca, além de me mostrar o consultório novo dela, que está lindo, ela fez alguns testes em mim.
Um deles mostrou que eu tenho uma certa "intolerância" ou resistência ao trigo/glúten e também componentes da lactose.

O mais legal foi que ela deu uma dica muito prática pra quem quer emagrecer de uma forma saudável, sobre que comer antes de treinar.

Vem ver o vídeo e as dicas a seguir:




  • Qual é a importância de se alimentar corretamente antes do treino?

A alimentação representa 70% nos resultados esperados com a atividade física. Uma nutrição correta melhora o rendimento nos treinos, recuperação muscular, perda de gordura corporal e aumento de massa muscular, além da melhora na saúde.

Para um ganho de massa muscular ou emagrecimento, é necessário um cardápio adequado, contemplando os seguintes nutrientes/alimentos: carboidratos complexos, vegetais, frutas, gorduras boas (abacate, azeite de oliva, coco) e proteínas, consumidos em porções e horários adequados.

  • Quais são os melhores alimentos para serem consumidos antes do treino? Por quê?

Depende do seu objetivo:
 - Para quem procura emagrecimento, o ideal é ter baixo carboidrato e mais fonte de gorduras e/ou proteínas, como por exemplo abacate, coco fresco, castanhas E/OU ovo, queijo branco sem lactose, queijo de búfala, iogurte natural sem lactose. Mas para quem esta começando na atividade física ou com uma alimentação mais regrada, é impotente conter também uma quantidade pequena de carboidratos complexos,  que são ricos em  fibras em sua constituição, por exemplo a aveia, o pão integral e o arroz integral.

- Já para quem quer ganhar massa, é preciso conter uma boa quantidade de carboidratos complexos,  par maior aporte de energia, retardar a fadiga e diminuir o risco  de lesões, permitindo assim um treinamento mais intenso e mais consistente.

  •    Qual a quantidade indicada?

A quantidade irá variar da intensidade do exercício, objetivo (ganho de massa ou emagrecimento), sexo e peso.

  • Quanto tempo antes do treino devemos comer?

Deve ser consumido por volta de 30 minutos antes de iniciar a atividade física. Esta conduta tem como objetivo evitar possíveis desconfortos gastrointestinais e garantir um treinamento mais eficiente.

  •  Quais alimentos não são indicados? Por quê?

Alimentos como carne vermelha, frituras, embutidos devem ser evitados pré e pós treino, pois são de difícil digestão e contém um excesso de sódio desregulando  a pressão, levando ao cansaço e fadiga.

  •  Faz mal treinar em jejum? Qual é a recomendação?

Quando acordamos, estamos praticamente sem glicose (açúcar) na corrente sanguínea, uma vez que estamos, em média, de 6 a 10 horas sem ingestão de alimentos.
Uma pessoa que pratica atividade física aliada com uma boa alimentação a mais de um ano, pode ter uma capacidade de manter a homeostase ( equilíbrio) energético durante o treino mesmo estando em jejum, mas tem que ser exercício de baixa intensidade e de duração no máximo de 30 minutos. Mas uma pessoa que não está bem condicionada, poderá ter tonturas, náuseas, vômitos e até desmaios, sem qualquer benefício para o corpo.


  • A alimentação pré-treino muda dependendo do período do dia (manhã ou noite)?

De maneira geral, o pré treino é o mesmo tanto no período da manha quanto a noite, pois o treino seria o mesmo.

  •        Qual  seria uma sugestão de lanches pré-treino?

- Opção emagrecimento: ovo mexido com cúrcuma e chia e suco verde;
- Opção ganho de massa: 1 batata doce OU tapioca com ovos mexidos e 100 ml de  suco de uva concentrado com 100 ml de chá de capim limão;


Dra. Giovana De Lucca- Nutricionista graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR, formação em nutrição estética e suplementação pelo IPGS,  esportiva pelo INEN, pós-graduada em Gestão da Qualidade na Produção de Alimentos (PUC-PR), especialista em Obesidade, Emagrecimento e Saúde pela UNIFESP e pós graduação em Nutrição Clínica Funcional ( VP consultoria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário