14.3.16

Dicas Práticas para fazer uma Corrida de Rua

Quem me acompanha há tempos sabe que eu amo corrida de rua! Amo a energia, ouvir os passos de todo mundo ao mesmo tempo, a animação das músicas, os brindes e barracas de produtos, e lógico, pegar a medalha na chegada!!

Hoje em dia tem muitas corridas de rua pelo país, praticamente todos os finais de semana tem alguma corrida. Por isso temos que ficar atentos à organização desses eventos, que algumas vezes pode se tornar um "caça níquel" para empresas de assessoria esportiva e uma péssima experiência para quem corre. Fiquem atentos à alguns detalhes que podem fazer a diferença. Mas como escolher a melhor experiência de corrida de rua? 

Cuidados com os trechos, se tem acompanhamento médico, atendimento ao corredor, a localização, segurança no local e informações que ajudam a ter a melhor experiência. Por que acordar cedo pra sofrer, ninguém merece... kkkkk.

Eu já cheguei a fazer mais de 12 corridas no ano (oficialmente, nada de pipoca não, pagando os kits, e etc.) E digo que tem muitas corridas "famosas", de "NOME" e grande visibilidade comercial, que deixaram muito a desejar no quesito organização, segurança e atendimento.. Lembre-se: corrida famosa não significa corrida bem organizada. Meus comentários de cada uma delas está aqui nessa matéria "Experiência: As corridas mais famosas". Clica ai para ler algumas experiências e deixe seus comentários  lá, se você teve alguma experiência positiva ou negativa de alguma corrida de rua.

Já corri em situações de adversidade de tempo, onde você não pode controlar, como chuva forte, sol escaldante, frio de sangrar o nariz, e também em situações que a organização do evento não estava preparada, escolhendo trechos perto de rios com cheiro de esgoto, ou com carro passando do meu lado, bicicletas atravessando a pista de corrida, falta de sinalização, pisos muito irregulares (torções, muito lixo na rua, raízes de árvores saindo do asfalto), assaltos e outras diversas situações nada agradáveis para uma prática de atividade física saudável.

Por isso atenção para esses detalhes antes de escolher o Calendário da sua Corrida de Rua:

HORÁRIO:
 O horário de uma corrida é importante pela questão de segurança e saúde. Uma corrida de começa as 8h da manhã, por exemplo, em época de muito calor, se for de 10k, você pode finaliza-la por volta das 9h30, com calor de até 30º graus, é muito desagradável. Já estive em uma corrida de 21,6k, que era pra iniciar as 18h, na USP, e mudaram o horário para as 20h, eu fui correr por volta das 22h da noite, sem iluminação alguma nem segurança. Lembre-se que se a largada é as 7h da manhã, o ideal é você chegar pelo menos as 6h, estacionar o carro, se locomover, guardar itens no guarda-volumes, se hidratar, verificar vestimentas, frequencimetro e ficar no seu local de largada tranquila e animada! Chegue sempre antes! 

PERCURSO E LOCALIZAÇÃO:
 Algumas corridas passam por lugares de subida e descida, se você não estiver bem preparado fisicamente, pode se lesionar ou fadigar. Outro detalhe é se passa próximo de algum rio, ou Marginal de cidade grande, dependendo da época do ano em que não chove, o cheio é insuportável, a garganta fica doendo, respiração pode ser comprometida e seu rendimento pode ser afetado. Outra questão é a segurança. Alguns lugares são trechos nada seguros, existem vários relatos de assaltos e roubos de relógios, ipods, celulares, tênis, durante a corrida, caso a organização não tenha um esquema de segurança bem preparado e acompanhamento integral do percurso.
Outra observação é se o trecho será fechado exclusivamente para a corrida, ou se terão que correr na mesma via que carros, motos e bicicletas. Já vi motoristas irritados com o transito sem respeitar o corredor e avançando as faixas de demarcação.
Se a organização do percurso escolhe "qualquer rua", você pode se deparar com raízes e troncos de árvores, lixos, etc. A iluminação das vias também é um ponto importante. Se for alguma corrida noturna,se não possuir iluminação correta para a corrida, o ideal é que a organização providencie iluminação adequada para evitar quedas, tropeços e outras situações.

ÉPOCA DO ANO
 Durante certas épocas do ano, uma corrida logo cedo pode ser em baixíssimas temperaturas, por isso é necessário usar vestimentas adequadas, como também altas temperaturas e baixa umidade, dificultando a respiração. Muito calor também pode afetar seu rendimento e ser prejudicial para sua saúde. Usar protetor solar, viseira para não afetar sua visibilidade do percurso, hidratação e alimentação correta ajudam a superar esses obstáculos.

PONTOS DE HIDRATAÇÃO E ATENDIMENTO:
 Uma corrida deve ter pontos de hidratação espalhados ao longo do percurso, de maneira estratégica. Como também atendimentos médicos, para possíveis cãibras ou leves torções, ou alterações de pressão, etc. Algumas organizações optam pelo atendimento em movimento além do ambulatório fixo, onde sempre tem uma pessoa de bicicleta, bem sinalizada, com primeiros socorros. Excelente ideia! 
Pegar os copinhos de águas do chão (algumas organizações deixam em lonas, NO CHÃO!) é muito inconveniente e nada higiênico! Você perde o rítmo da corrida. (O ideal é um ponto de hidratação mais próximo da metade do trajeto do que do início, se for de 5k, e outro quase no ultimo km). O que tiver menos que isso já está ficando pra trás. Para 10k o ideal são mais de 4 pontos.

SINALIZAÇÃO:
 Verifique antes onde será a largada, a chegada, a distância para banheiros e atendimento médico. O guarda volumes nada estratégico pode fazer você perder a hora da largada. Ou as grandes filas para retirar os kits. Uma corrida mal sinalizada pode ser uma péssima experiência.

ESTACIONAMENTO:
 Verifique a região do estacionamento autorizado, valores e lotação máxima. Fatos como: ficar pra fora do estacionamento e perder a hora, parar em locais nada seguros, com flanelinhas cobrando às vezes o dobro do estacionamento autorizado, ter que andar longas distâncias até o local da corrida, segurança do deslocamento, etc.

REVEZAMENTOS:
 Lembre-se de verificar sua ordem de largada. Se você se alimentar para largar as 7h da manhã, porém seu grupo escolher você para largar por último, você pode ficar desidratado, com fome, cansado de esperar de pé e não ter o mesmo rendimento que deseja. Leve alimentos leves, sachês, frutas, isotônicos e fique de olho no banheiro também. O local de espera/troca/revezamento deve ser bem sinalizado para que sua equipe não seja prejudicada no tempo e nem você no seu rendimento. 

Lembre-se de dormir uma noite tranquila de sono, se alimentar e hidratar corretamente antes e após a corrida. Se você for com amigos, a experiência fica mais ainda mais divertida! Quem gosta de correr com música, escolher a ordem das músicas antes, para não perder o rítmo. Deixe seus itens separados na noite anterior. Use um tênis confortável e apropriado. Nada de estrear tênis novo no dia da corrida. 
E supere-se a cada passada! Divita-se!

Lolla

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