29.5.14

Afinal, o que é Treinamento Funcional??

Em outubro de 2011, escrevi esse texto aqui no blog sobre a "potência" do treinamento funcional iria atingir na nossa cultura brasileira. 

Hoje, 2 anos e meio depois, é o que você mais encontra nas academias, como uma forma de atrair o aluno para uma atividade diferente e eficiente. E também fora dela, em parques, condomínios, pois é uma atividade que não exige de mecanismos ou aparelhos muito elaborados.
Para quem ainda não experimentou o Treino Funcional, vale à pena a leitura! E aderir ao treino! ;)
ENJOY!!

(Texto original de 11/outubro/2011, por Lolla Ramos).

"A maioria das pessoas que querem conhecer ou iniciar uma academia antigamente estavam só interessadas na musculação, na natação, alguma luta, ou aulas de ginástica. Quando aviso que é importante dedicar um tempo ao Treino Funcional, a cara dos alunos é mais ou menos a de um rapaz quando tentamos explicar o que é um Manolo Blahnik ou Louboutin!! ;)
 A maioria das academias agora estão investindo no "Treinamento Funcional". Se eu fosse você, prestaria mais atenção nesta área. Quando eu falo em investir é dedicar uma área inteira da academia só pra isso e gastar alguns zeros a mais no orçamento da academia "SÓ" para o treinamento funcional.



Outra coisa, esse tipo de treino já é usado por atletas do basquete, futebol, natação, tênis, Golf, Jiu Jitsu, Boxe mas há muuuuuitos anos, dizem que desde a Grécia antiga e nos jogos Olimpicos.

Mas... o Que É????
Hoje em dia, é um método de treinamento físico, onde a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada a performance e prevenção de lesão músculo esquelético.



Estes exercícios básicos estão no nosso dia a dia, como: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar. Ou seja, para atletas ou iniciantes.


Algumas linhas de pesquisa sobre treinamento funcional referem-se ao treinamento com instabilidade e/ou treinamento do core. Podemos entender como treinamento do core um programa de exercícios físicos que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma ótima produção, transferência e controle da força e movimento.





Benefícios:
Ganho de Força e Massa Muscular, Perda de Peso, Gordura e Aprimoramento da Postura, Prevenção de lesões, desenvolvendo de forma equilibrada todas as capacidades físicas.


O Que Trabalha??
O treinamento funcional visa trabalhar as valências físicas de forma equilibrada:
  • Equilíbrio
  • Força
  • Flexibilidade
  • Resistência
  • Coordenação
  • Velocidade
Assista ao video atualizado sobre Treinamento Funcional, pela Core 360º, com Luciano D´Elia.
(link aqui: http://youtu.be/n-46ZCsAON4)



Enjoy Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário