1.12.11

A Importância dos Alimentos Funcionais



Para quem treina, é importantíssimo o consumo correto de certos nutrientes para que sua saúde não fique em déficit e não afete seu desempenho.


Atualmente com a idéia de utilizar o alimento como medicamento e prevenção de doenças, muitas pessoas buscam saber mais sobre eles.


"Alimentos com propriedades funcionais de importância significativa, são aqueles que possuem ação antioxidante, ou seja, diminuem a produção de radicais livres que ocorrem na prática esportiva, especialmente nas atividades de longa duração." - (ABNE - Assossiação Brasileira de Nutrição Esportiva).


Segue uma tabela que explica melhor sobre os componentes ativos de cada alimento e seus benefícios para a saúde. Mesmo que você não faça atividades (além de começar a pensar em iniciar), esses alimentos são importantes no dia a dia também. Inclua-os no seu cardápio, variando receitas.




É uma ótima dica para melhorar sua saúde! Aproveite!



COMPONENTES ATIVOS
PROPRIEDADES 
PARA A SAÚDE
ALIMENTOS
FONTES
Flavonóides
Antioxidantes que previnem o câncer, além de apresentarem atividade antiinflamatória.
Frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja, salsa.
Ácidos graxos ômega-3
Redução do colesterol ruim (LDL); apresentam ação antiinflamatória.
Peixes marinhos como salmão, sardinha, atum, anchova, arenque.
Acido alfa-linolênico
Estimula o sistema imunológico e tem ação antiinflamatória
Óleos de linhaça, soja; nozes e amêndoas.
Licopeno
Potente antioxidante que reduz o risco de certos tipos de câncer como de próstata
Alimentos vermelhos em geral: tomate e derivados, melancia, goiaba vermelha, pimentão vermelho.
Isoflavonas
Antioxidante diminui o colesterol e reduz sintomas menopausa em mulheres
Soja e derivados
Catequinas
Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico.
Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto.
Fibras solúveis e insolúveis
Melhora o funcionamento intestinal e com isso reduz o risco de câncer de cólon. As fibras solúveis podem ajudar no controle do colesterol e da glicemia.
Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc, hortaliças e frutas.
Probióticos - Lactobacilos
Melhora o funcionamento intestinal e reduz o risco de constipação e câncer de cólon
Leites fermentados e iogurtes

Tabela elaborada pela Equipe RGNutri

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