5.12.11

A importância da Avaliação Física - Salvando vidas!!

Exames podem evitar riscos de lesões musculares, infartos e até mesmo a morte súbita.



Com a chegada do verão, muitas pessoas já se matricularam na academia, ou pior, começaram a fazer exercícios por conta própria sem saber como está a saúde. Antes disso, porém, é necessário passar por um check-up específico para evitar problemas graves, concordam os médicos.


“Toda e qualquer atividade física deve ser precedida de consulta médica e exames complementares. Ao pular esta etapa, o individuo pode apresentar lesões musculares, infartos e até mesmo a morte súbita. As pessoas não devem ignorar essa fase. As academias devem exigir essa avaliação e as pessoas têm de obedecer sem medo”, alerta o médico Joel Schmillevitch, do Centro de Diagnóstico Schmillevitch. 
Saiba mais sobre os exames que devem ser feitos: 

Eletrocardiograma: serve para verificar a atividade elétrica do coração, como arritmias, bloqueios ou sobrecargas. É possível prevenir infartos com antecedência. 

Teste Ergométrico: serve para verificar a capacidade física do individuo, ou seja, o comportamento da pressão arterial, arritmias, isquemia do músculo cardíaco por meio de esteira ergométrica. 

Ecocardiograma: verifica as estruturas do coração pelo método de ultrassom, como a contratibilidade do músculo cardíaco, área de isquemia e as válvulas. 

Segundo o cardiologista Anibal Barros, também do Schmillevitch, toda e qualquer atividade física deve ser precedida de consulta médica e exames complementares. O mesmo conselho vale para os atletas de final de semana. Os riscos de lesões e até a morte são altos.  É como uma bomba relógio. Fazer atividades intensas de vez em quando dão picos de stress ao coração, que, aliado à má alimentação, pode dificultar a ação das artérias e veias, causando riscos à saúde.

Para quem está há anos longe dos esportes, o ideal, de acordo com o Dr. Joel, é começar por atividades mais leves, como caminhar, nadar, musculação, alongamento.



Outro alerta é para aqueles que estão com sobrepeso e não são adeptos do check-up. “Além de descobrir ser portador de colesterol elevado, diabetes e hipertensão por causa do sobrepeso e evitar um problema cardiovascular, esse excesso com exercícios de alta impacto, como corrida, por exemplo, pode lesionar ligamentos”, explica. Aconselho sempre a usar um frequencimetro, e saber seus percentuais de frequência cardíaca leve, moderada e elevada.
Pessoas da terceira idade desavisadas ainda podem sofrer fraturas durante a prática esportiva sem saber que são portadores de osteoporose, doença silenciosa que enfraquece os ossos, e que pode ser detectada com um exame de densitometria óssea. 

Os asmáticos, que se exercitam, também devem fazer periodicamente o exame de função pulmonar, já que senão tratada, a doença pode levar a morte, provocando parada cardiorrespiratória.


É meu DEVER como profissional da área de saúde alerta-los sobre esses perigos. O que mais quero é que as pessoas possam escolher a qualidade de VIDA e que possam aproveita-la da maneira mais saudável possível. 


O corpo humano é como uma máquina que deve funcionar em perfeita harmonia e equilibrio. Saiba valorizar não só o exterior e a aparência, mas sua saúde por completo. Não se auto avalie, não faça dietas que leu em revistas, não faça treinos que leu em livros de fisioculturistas por conta própria, sem acompanhamento e sem orientação, pois é um risco. As pessoas queridas à sua volta e a sua saúde agradecem!!!
ENJOY LIFE


(in memorian - Pedro 
Dinkhuysen)

3 comentários:

  1. parabéns Pri....SUCESSO no Blog...Bjãooooo

    ResponderExcluir
  2. E essa ultima foto? linda hein, onde que é?

    ResponderExcluir
  3. Oieee! Essa fica na Pedra Grande, Atibaia- SP!
    Lindo demais o por do sol la! Vale à pena!!

    ResponderExcluir