5.12.11

A importância da Avaliação Física - Salvando vidas!!

Exames podem evitar riscos de lesões musculares, infartos e até mesmo a morte súbita.



Com a chegada do verão, muitas pessoas já se matricularam na academia, ou pior, começaram a fazer exercícios por conta própria sem saber como está a saúde. Antes disso, porém, é necessário passar por um check-up específico para evitar problemas graves, concordam os médicos.


“Toda e qualquer atividade física deve ser precedida de consulta médica e exames complementares. Ao pular esta etapa, o individuo pode apresentar lesões musculares, infartos e até mesmo a morte súbita. As pessoas não devem ignorar essa fase. As academias devem exigir essa avaliação e as pessoas têm de obedecer sem medo”, alerta o médico Joel Schmillevitch, do Centro de Diagnóstico Schmillevitch. 
Saiba mais sobre os exames que devem ser feitos: 

Eletrocardiograma: serve para verificar a atividade elétrica do coração, como arritmias, bloqueios ou sobrecargas. É possível prevenir infartos com antecedência. 

Teste Ergométrico: serve para verificar a capacidade física do individuo, ou seja, o comportamento da pressão arterial, arritmias, isquemia do músculo cardíaco por meio de esteira ergométrica. 

Ecocardiograma: verifica as estruturas do coração pelo método de ultrassom, como a contratibilidade do músculo cardíaco, área de isquemia e as válvulas. 

Segundo o cardiologista Anibal Barros, também do Schmillevitch, toda e qualquer atividade física deve ser precedida de consulta médica e exames complementares. O mesmo conselho vale para os atletas de final de semana. Os riscos de lesões e até a morte são altos.  É como uma bomba relógio. Fazer atividades intensas de vez em quando dão picos de stress ao coração, que, aliado à má alimentação, pode dificultar a ação das artérias e veias, causando riscos à saúde.

Para quem está há anos longe dos esportes, o ideal, de acordo com o Dr. Joel, é começar por atividades mais leves, como caminhar, nadar, musculação, alongamento.



Outro alerta é para aqueles que estão com sobrepeso e não são adeptos do check-up. “Além de descobrir ser portador de colesterol elevado, diabetes e hipertensão por causa do sobrepeso e evitar um problema cardiovascular, esse excesso com exercícios de alta impacto, como corrida, por exemplo, pode lesionar ligamentos”, explica. Aconselho sempre a usar um frequencimetro, e saber seus percentuais de frequência cardíaca leve, moderada e elevada.
Pessoas da terceira idade desavisadas ainda podem sofrer fraturas durante a prática esportiva sem saber que são portadores de osteoporose, doença silenciosa que enfraquece os ossos, e que pode ser detectada com um exame de densitometria óssea. 

Os asmáticos, que se exercitam, também devem fazer periodicamente o exame de função pulmonar, já que senão tratada, a doença pode levar a morte, provocando parada cardiorrespiratória.


É meu DEVER como profissional da área de saúde alerta-los sobre esses perigos. O que mais quero é que as pessoas possam escolher a qualidade de VIDA e que possam aproveita-la da maneira mais saudável possível. 


O corpo humano é como uma máquina que deve funcionar em perfeita harmonia e equilibrio. Saiba valorizar não só o exterior e a aparência, mas sua saúde por completo. Não se auto avalie, não faça dietas que leu em revistas, não faça treinos que leu em livros de fisioculturistas por conta própria, sem acompanhamento e sem orientação, pois é um risco. As pessoas queridas à sua volta e a sua saúde agradecem!!!
ENJOY LIFE


(in memorian - Pedro 
Dinkhuysen)

2.12.11

Música pro Final de Semana!!

Atualize seu iPod!!
Música DELÍCIA que não sai da minha lista de treino, patins, corrida, etc... "I Like How It Feels" É a música do verão!!



Eu to gostando muito das parcerias que esse Pitbull aí faz... A voz dele é demais e Enrique Iglesias de romântico meloso não tem mais nada...ahahhaha.. Aumenta o som!! Bom final de semana!

 (link para Youtube: http://youtu.be/klk8QPcfFYQ)


Enjoy Life

1.12.11

A Importância dos Alimentos Funcionais



Para quem treina, é importantíssimo o consumo correto de certos nutrientes para que sua saúde não fique em déficit e não afete seu desempenho.


Atualmente com a idéia de utilizar o alimento como medicamento e prevenção de doenças, muitas pessoas buscam saber mais sobre eles.


"Alimentos com propriedades funcionais de importância significativa, são aqueles que possuem ação antioxidante, ou seja, diminuem a produção de radicais livres que ocorrem na prática esportiva, especialmente nas atividades de longa duração." - (ABNE - Assossiação Brasileira de Nutrição Esportiva).


Segue uma tabela que explica melhor sobre os componentes ativos de cada alimento e seus benefícios para a saúde. Mesmo que você não faça atividades (além de começar a pensar em iniciar), esses alimentos são importantes no dia a dia também. Inclua-os no seu cardápio, variando receitas.




É uma ótima dica para melhorar sua saúde! Aproveite!



COMPONENTES ATIVOS
PROPRIEDADES 
PARA A SAÚDE
ALIMENTOS
FONTES
Flavonóides
Antioxidantes que previnem o câncer, além de apresentarem atividade antiinflamatória.
Frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja, salsa.
Ácidos graxos ômega-3
Redução do colesterol ruim (LDL); apresentam ação antiinflamatória.
Peixes marinhos como salmão, sardinha, atum, anchova, arenque.
Acido alfa-linolênico
Estimula o sistema imunológico e tem ação antiinflamatória
Óleos de linhaça, soja; nozes e amêndoas.
Licopeno
Potente antioxidante que reduz o risco de certos tipos de câncer como de próstata
Alimentos vermelhos em geral: tomate e derivados, melancia, goiaba vermelha, pimentão vermelho.
Isoflavonas
Antioxidante diminui o colesterol e reduz sintomas menopausa em mulheres
Soja e derivados
Catequinas
Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico.
Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto.
Fibras solúveis e insolúveis
Melhora o funcionamento intestinal e com isso reduz o risco de câncer de cólon. As fibras solúveis podem ajudar no controle do colesterol e da glicemia.
Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc, hortaliças e frutas.
Probióticos - Lactobacilos
Melhora o funcionamento intestinal e reduz o risco de constipação e câncer de cólon
Leites fermentados e iogurtes

Tabela elaborada pela Equipe RGNutri