28.6.11

5 Dicas de MOTIVAÇÃO!

O que te estimula a fazer atividade física? Qual sua motivação?? O que faz você levantar as 6h da manhã (or NOT... ;) ) nesse frio DELÍCIA de 10ºC e ir pra academia?? Ou depois de um dia suuuper cansativo, cheio de reuniões, pegar sua mala e ir treinar?? O que os atletas tem em comum??


(Imagem: Popaganda Olimpikus)


Certo que alguns aqui nem passam perto da Academia mas gostariam de iniciar.
Uma das coisas mais importantes, sem ser os aparelhos, a roupa, tênis, fazer social, e que vem depois apenas da SAÚDE, é a MOTIVAÇÃO!!! (Entende-se Motivação: é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação).


(Kaká , 29 anos- Jogador de Futebol, campeão da Seleção Brasileira)


A Teoria de Maslow, (teoria lembra escola, que lembra prova, que lembra coisa chata, mas vale a pena entender o processo....rs..) fala sobre o comportamento das nossas motivações, já foi usada em atletas de Natação, por exemplo, para definir a ordem do que afeta nossa vontade de fazer ou decidir certas coisas e o que pode atrapalhar nossas ações


    (Cesar Cielo, 24 anos: Nadador e Campeão Olímpico, considerado o Nadador mais rápido do mundo)


Maslow apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, numa pirâmide, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização)
Funciona mais ou menos assim:
                                             


























De acordo com Maslow, as necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc. 
As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo.
 As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. 
A necessidade de estima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia. 
As necessidades de auto realização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente. 
(Paraatleta de Atletismo)
O fato é que se a primeira base estiver muito comprometida, há chance de 95% de seu treino ser péssimo. Se você está dormindo mal, se alimentando pouco, com péssimas condições básicas, seu treino não vai render.


(Michael Jordan, 48 anos- considerado melhor jogador de Basquete)

Analise seu dia a dia e começa a mudar a base, você verá que a medida que você cuida do principal, subir a pirâmide será consequência. 

Fica aí 5 dicas básicas para sua motivação:

(Maurren Maggi, 35 anos: Saltadora a distância, Medalha Olímpiaca 2008)

1) Saiba o que você quer: tenha um foco, determine um local de chegada, um objetivo.

2) Coloque metas realistas: -15kg em um mês, treinar 6x por semana, só comer coisas "lights", ... não! Prefira não se boicotar com idéias que sabe que são absurdas.

3) Analise seu processo: marque datas, ao longo de 1 mês ou 2, veja onde você estava e para onde está indo. Isso ajuda a ajustar o foco.

4) Utilize um suporte SOCIAL: Ache um amigo! Tenha uma pessoa que possa te cobrar, ou te motivar positivamente para quem você possa contar seu progresso e ouvir parabéns ou um puxão de orelha. Quando você conta a alguém (não todos!), você se cobrará com mais critério.

5) Tudo ou Nada é Tóxico: Para quem está iniciando, perfeição é o começo da derrota. Você não é perfeito, logo seu dia a dia não será perfeito. "Não fui essa semana então é melhor não ir mais..." ou "Já treinei 4x essa semana, amanhã não posso faltar para o aniversário de um familiar". Quando você conhecer melhor seus limites, arrisque!!
O importante é o processo!!


Enjoy Life

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