21.11.10

Dicas de ALONGAMENTO!

(Foto: Revista Boa Forma)

O Alongamento já não é mais aquele malabarismo que só os atletas faziam antes ou depois de uma atividade física. Hoje em dia é um exercício que pode ser feito na Academia, em casa, no trabalho, para recuperar as energias e descarregar a tensão. Bem-estar, correção de postura, alivio de dores musculares, relaxamento... Pronto pode começar o dia!!!



O Alongamento restaura a amplitude do movimento corporal e pode ajudar a previnir lesões diárias.
Para subir uma escada, brincar com os filhos, arrumar seu guarda-roupa e tudo que pede uma esticadinha no corpo, será mais eficiente se a pessoa tiver uma amplitude maior de seus movimentos.
Antes ou depois do treino... existem várias pesquisas sobre isso, mas aqui estou falando do dia a dia!

Aquele esticar de braço no trabalho, na frente do computador até dá mais animo! Ou pela manhã, na hora de levantar, para "acordar os musculos"!


Existem alongamentos Estaticos e os Balísticos (ou Ativos).


No Alongamento Estático, você vai alongando devagar até o limiar da dor procurando sustentar a posição durante 15 ou 20 segundos. Não mais do que isso, pois não há necessidade.  Melhora controle sobre a dor, é fácil de se trabalhar e tem poucas possibilidades de dores tardias e lesões.

O Alongamento Ativo, o nome já diz, usa movimentos dinâmicos repetidos forçando amplitude máxima sem sustento da posição final. Por isso proporcionam uma amplitude maior do movimento. Mas segundo estudos, pode provocar mais lesões que o Alongamento Estático, pois o movimento também provoca a contração muscular.


DICAS DE ALONGAMENTO PARA FAZER EM CASA:


Enjoy Life

2 comentários:

  1. Eu sentia fortes dores na parte superior das nádegas, radiografia e tomografia nada visualizaram, fiz mais de dez sessões de acupuntura e nada resolveu. Aconselhada pelo meu ortopedista encontrei esta página de alongamentos e ja não sinto quase mais nada! Obrigada!

    ResponderExcluir